Candidato que venceu no 1º turno, sempre ganhou também no 2º, em Goiânia
A 18 dias para a decisão do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Goiânia, que ocorre em 27 de outubro, uma tradição chama a atenção para a campanha de Fred Rodrigues (PL), que ficou à frente no primeiro turno na corrida pela prefeitura da capital. A saber, nunca antes na história de Goiânia, desde a redemocratização, o candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições conseguiu ganhar o pleito no segundo.
O historiador Tiago Zancope explica que há segundos turnos em Goiânia desde 1990 e que quem sempre saiu à frente no primeiro, acabou confirmando o favoritismo e, portanto, sendo eleito prefeito, ganhando no segundo turno também.
“Em Goiânia nunca houve virada no segundo turno. Goiânia tem segundo turno desde os anos 90, ainda quando Nion Albernaz foi eleito prefeito. Mas desde então, quem chegou à frente no segundo turno, levou. E isso aconteceu com Nion Albernaz, isso aconteceu com o professor Pedro Wilson, aconteceu com Iris Rezende Machado em duas oportunidades, uma disputando contra o próprio Pedro Wilson, a outra contra Vanderlan Cardoso, e isso aconteceu também com Maguito Vilela”, sublinhou Zancope.
No primeiro turno, Fred Rodrigues obteve 214.253 votos, 31,14% dos votos válidos ante 190.278 votos, 27,66% dos votos válidos de seu adversário, Sandro Mabel. Uma diferença, portanto, de 23.975 votos de vantagem que Fred obteve à frente de Mabel.
Ainda de acordo com o historiador Tiago Zancope, Sandro Mabel e sua base terão, agora, o desafio de quebrar essa sina política na capital goiana.
“Agora, a base caiadista e Sandro Mabel têm um desafio pela frente, conseguir virar no segundo turno, algo que nunca aconteceu antes na história”, completa.
Logo após o pleito no domingo dia 6, os dois adversários já foram em busca de apoio para a disputa do segundo turno.