Canteiro de obras: prefeito Vilmar assina ordem de serviços na infraestrutura de Aparecida
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, assinou nesta segunda (18) dez ordens de serviço para execução de obras de pavimentação, drenagem, construção de bueiros e recapeamento em dezenas de bairros espalhados por toda a cidade. O investimento é de R$ 505 milhões e ocorre dentro do programa Aparecida 100 anos, voltado à melhoria da infraestrutura, saúde e educação no município.
Em solenidade na Cidade Administrativa Maguito Vilela, Vilmar Mariano detalhou as obras a serem realizadas já a partir deste mês (veja o cronograma abaixo). O prefeito estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, do deputado estadual Veter Martins e do deputado federal Rubens Otoni; dos secretários municipais e dos vereadores por Aparecida.
“A cidade de Aparecida, que se agigantou, tem que ser pensada no macro. É uma cidade que está crescendo a passos largos para o desenvolvimento e, por isso, necessita de obras assim, de grandes proporções, que vão melhorar a vida de centenas de milhares de pessoas”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.
O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, ressaltou que a execução das obras em larga escala, com frentes de serviço espalhadas por toda a cidade, vai ao encontro da dinâmica de Aparecida, que cresce a cada dia com novos bairros e mais moradores. “Os eixos estruturantes, por exemplo, são fundamentais para absorver essa demanda, desafogando o tráfego de veículos e encurtando as distâncias”, acrescentou o gestor.
Conclusão dos novos eixos estruturantes
Com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), serão feitas obras para concluir quatro dos cinco novos eixos estruturantes no sentido leste-oeste em construção. Esse trabalho começa no próximo dia 25 de março pelos eixos:
Eixo 1- 3,02 km de pista dupla com drenagem e bueiro celular;
Eixo 3- 0,94 km de pista dupla com drenagem;
Eixo 4 -1,98 km de duplicação de pista.
No dia 17/04 serão iniciadas novas obras, sendo elas:
Eixo 2- 4,53 km de pista dupla com drenagem, ponte e trincheira;
Eixo 1A – 1,01 km de pista dupla com drenagem.
Pavimentação de dezenas de bairros
Financiadas pelo NDB, o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido também por Banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a pavimentação e drenagem dos bairros está organizada em quatro lotes de obras. São eles:
Lote 1- Vila Delfiore, Vila Romana, Jardim Cascata e Dom Bosco II. Empresa contratada: Costa Brava. Começa nesta quinta (21) com frentes de serviço no Cascata e Delfiore.
Lote 2- Buriti Sereno 1º Etapa, Jardim Tropical, Serra das Brisas, Garavelo, Residencial Park e Goiânia Park Sul. Empresa contratada: Unida Engenharia. Inicia no dia 25 de março com uma frente de serviço no Buriti Sereno.
Lote 3- Rosa dos Ventos 1º Etapa, Rosa do Sul e Chácara Santa Luzia. Empresa contratada: Unida Engenharia. Começa no dia 25 de março com uma frente de serviço no Rosa do Sul/Chácara Santa Luzia e outra no Rosa dos Ventos.
Lote 4- Conde dos Arcos, Village Garavelo, Central Solar Park, Jardim Esplanada e Jardim Cristal. Empresa contratada: Costa Brava. Inicia nesta quinta (21) com uma frente de serviço no Conde dos Arcos.
Bueiro triplo e mais pavimentação
Num investimento custeado com recursos do Tesouro Municipal e do Governo Federal, a Prefeitura de Aparecida executará também:
Bueiro de concreto triplo na ligação do Brisa Sul com o Jardim Dom Bosco – Empresa contratada: Costa Brava. Início estipulado para o dia 25 de março.
Pavimentação e drenagem da Rua Paraíba, interligando o Setor dos Estados – Empresa contratada: Pav Alves. Obra prevista para começar no dia 1º de abril.
Outras obras contempladas nesta etapa
Esta fase do programa de investimentos Aparecida 100 Anos compreende ainda:
Bueiros na região do Parques e Jardins e nos bairros Independência com Pontal Sul; Residencial Cândido de Queiroz; Parque Itália com Miramar/Nova Olinda; Rosa dos Ventos; encontro da região do Instituto Federal de Goiás (IFG) com o Polo Empresarial Goiás; Jardim Florença com Campos Elíseos; e Expansul com Eldorado.
Conclusão do Eixo Estruturante Madre-Germana/Jardim Tiradentes; novas obras do programa de pavimentação Pequenas Obras Grandes Resultados; e recapeamento com fresagem em 260 quilômetros de diversas ruas e avenidas do município.
Entre as principais ruas e avenidas a serem recapeadas estão, por exemplo, Avenida V-5 (Cidade Vera Cruz); Avenida Rio Verde (Bairro Hilda); Avenida das Bandeiras (Vila Brasília); Avenida São João (Jardim Nova Era); Rua Ribeirão Preto (Vila Mariana); e Avenida Uru, no Setor dos Afonsos.
Prefeito agradeceu apoio dos vereadores
Ao assinar as ordens de serviço, o prefeito Vilmar Mariano ressaltou que a gestão do município e, consequentemente, as obras realizadas na cidade só se concretizam com o apoio dos vereadores e da Câmara Municipal.
Ele agradeceu nominalmente cada um dos vereadores, sobretudo os que acompanharam a solenidade. Estiveram na cerimônia o vice-presidente da Câmara Municipal, Fábio Ideal, e os também vereadores Camila Rosa, Amendoim, Isaac Martins, Roberto Chaveiro, Marcos Miranda, Gilsão Meu Povo, Lélis Pereira, Erivelton Contador, Arnaldo Leite e Domingos Rodrigues.
Prefeito destacou o trabalho de todos os vereadores, até de parlamentares considerados de oposição. Dos 25 vereadores, 19 são da base do prefeito. “Eu quero render toda a minha gratidão a vocês [vereadores e parlamentares], que têm ajudado a melhorar a cada dia a cidade de Aparecida de Goiânia”, disse Vilmar Mariano.
Representando a Câmara Municipal, Fábio Ideal reconheceu a amplitude do pacote de obras lançado pela Prefeitura de Aparecida. “Esses investimentos vão contemplar toda a cidade de Aparecida de Goiânia.”
O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, pontuou que Aparecida tem uma infraestrutura de dimensões expressivas, com redes de esgoto construídas em 70% do município e água tratada disponível em 90% dos bairros da cidade. “E vamos continuar crescendo. Esse é o objetivo dessas obras: levar mais benefícios e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Aparecida”, finalizou Vilela.