Com o governador, Lissauer Vieira participa de lançamento dos programas AlfaMais e Reformar+
“O Governo de Goiás vem dando verdadeira aula de como investir com qualidade na educação. Praticamente 99,9% dos municípios já aderiram ao programa AlfaMais. Isso, sim, é visão de gestão pública, primeiramente de parcerias, mas para beneficiar a educação em Goiás. Prefeitos e prefeitas deram um passo importante para atingir os índices e as metas importantes na alfabetização. Além disso, também estamos repassando recursos para a reforma das escolas, melhorando, assim, a infraestrutura das unidades e contribuindo com os anseios de toda a comunidade escolar do nosso estado”, ressaltou Lissauer.
Ronaldo Caiado enfatizou, em seu discurso, que as ações visam, acima de tudo, democratizar a Educação em todo o estado. O governador disse que o propósito é fazer um dos maiores projetos de educação do País. “O objetivo destes programas — afirmou —, é todos assumirmos uma boa qualidade de Educação, darmos apoio também às localidades com maior carência para que todos tenhamos um padrão, sem exclusão de jovens de localidades mais carentes.”
Já a titular da Seduc, Fátima Gavioli, ressaltou que o lançamento das ações representam um grande marco para a educação goiana. “A história de Goiás, a história das crianças do estado vai se dividir entre o dia 14 de dezembro de 2021 em diante. Vamos ter águas até hoje e novas águas a partir desta data. O governador Ronaldo Caiado abraçou esta ideia, que não era fácil. O regime de colaboração entre estado e municípios, na prática, era questão de conversa fiada. Hoje, vemos ele tão fluente e necessário.”
Programas AlfaMais Goiás e Reformar+
Com previsão para começar a ser executado a partir do início do ano letivo de 2022, o programa AlfaMais Goiás tem como objetivo reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino. As ações do projeto serão desenvolvidas em regime de cooperação entre estado e municípios, de forma a assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental e a expectativa é de impactar um universo de 200 mil estudantes e 8 mil profissionais da educação nos 246 municípios goianos.
Já o Reformar Mais visa a destinação de recursos para a melhoria de infraestrutura das unidades escolares municipais. Conforme o projeto, serão beneficiadas mais de 100 prefeituras em todo o estado com o montante de R$ 150 mil. A ação é regulamentada pela Lei do Fundo Estadual de Educação Infantil (lei nº19.895) e representa um avanço no regime de colaboração entre estado e municípios.
Entre as cidades contempladas com a iniciativa estão Piranhas, Amorinópolis, Montividiu e Aragoiânia. Todas elas foram beneficiadas através da indicação do deputado Lissauer Vieira.
Também prestigiaram a cerimônia de lançamento os deputados estaduais Francisco Oliveira (PSDB), Wagner Neto (Pros), Álvaro Guimarães (DEM), Humberto Aidar (MDB), Júlio Pina (PRTB), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Charles Bento (PRTB), Amilton Filho (Solidariedade) e Coronel Adailton (PP); deputada federal Flávia Morais (PDT); o chefe de gabinete da Governadoria, Alex Gondim; os secretários de Estado Cristiane Schmidt (Economia) e Tony Carlo (Comunicação); e a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jaqueline Araújo Civardi.
Marcaram presença, ainda, o vice-presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Ferreira da Costa; diretor-presidente do Instituto Natura, Davi Saad; os presidentes Miguel Ribeiro (Undime Goiás), Carlão da Fox (Associação Goiana de Municípios-AGM e prefeito de Goianira); a diretora executiva da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), Conceição Ávila; o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa; prefeitos, vereadores e outras autoridades.