Política

Comenda Literária Antônio Almeida será entregue hoje

O agitador cultural Antônio Almeida recebe homenagem a partir deste ano, na Câmara Municipal de Goiânia

Ele leva o nome de uma Comenda Literária, que será entregue anualmente a quatro escritores que tenha se destacado na capital. Antônio Almeida foi como um dos maiores incentivadores da literatura em Goiânia, primeiro com a Gráfica e agora com a Editora Kelps, que vem viabilizando milhares de projetos nas áreas. Antônio morreu no ano passado, quando contraiu Covid-19, pouco depois do diagnóstico de um câncer. A entrega da comenda acontece em sessão especial, que será promovida na sede da Academia Goiana de Letras, no Centro de Goiânia.
Homenagem – A Comenda Literária Antônio Almeida foi criada por Decreto Legislativo proposto pelo vereador Anselmo Pereira (MDB). De acordo com o que foi aprovado, serão homenageados quatro personagens, indicados pela Academia de Letras, Academia Goianiense de Letras, União Brasileira dos Escritores – Seção de Goiás e Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. “Como empresário do segmento cultural, Antônio Almeida se notabilizou pela ousadia, dinamismo, criatividade, responsabilidade social e intransigente apoio a cultural goianiense”, justifica Anselmo, que propôs a homenagem no final do ano passado.
Exemplo – Nascido em Rio Verde e com parte da vida feita em Palmeiras de Goiás, Antônio almeida fundou, com irmãos, a Gráfica Kelps, em 1983. Com a aproximação do setor cultural, sete anos depois criava a Editora Kelps, que é a responsável pelo maior número de livros publicados em Goiás. Em 2003, fundou uma distribuidora para melhor escoar a produção da editora.
Em sua vida profissional, participou e idealizou vários projetos, começando pelas Edições Consorciadas, que viabilizou dezenas de títulos, em conjunto com a UBE-GO.
Antônio Almeida esteve à frente ainda da organização do setor, presidindo entidades das indústrias gráficas e atuando na diretoria da Fieg, onde chegou à vice-presidência
Pelo ativismo e apoio ao setor, recebeu mais de 80 homenagens das entidades ligadas à cultura em Goiás.
Homenageados – Na sua primeira entrega, a Comenda Literária presta homenagem aos escritores Arthur Edmond de Souza Rios, Delermando Vieira, Hélio Moreira, Lena Castelo Branco, Marislei Espíndola, Nasr Chaul, Nelci Silverio e Nelcy Ribeiro. Esses nomes foram indicados pelas entidades, referente aos anos de 2020 e 2021.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo