Daniel Vilela enfatizou que o Circuito das Cavalhadas será um dos principais legados de Ronaldo Caiado
“O Circuito das Cavalhadas criado pelo Governo de Goiás fortalece e consolida uma das principais tradições do nosso estado e será um dos legados que o governador Ronaldo Caiado deixará para a cultura goiana”, avaliou o vice-governador Daniel Vilela em Jaraguá – cidade a 120 quilômetros da capital – onde esteve neste domingo, 28/5, para participar da Santa Missa de Encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, como parte da programação das Cavalhadas 2023 do município.
Antes da celebração na Paróquia Nossa Senhora da Penha, onde foi saudado pelo padre Edmilson Luiz, o vice-governador esteve na Casa da Cultura ao lado do prefeito Paulo Vitor Avelar. Foi recebido pelos protagonistas das Cavalhadas: homens trajados de roupas nas cores vermelhas, os “mouros”; e nas cores azuis, os “cristãos” – eles encenam batalhas inspiradas em tradições portuguesas e espanholas relacionadas à ocupação, na Idade Média, da Península Ibérica. São dois exércitos com 12 cavaleiros cada.
“Estamos diante do resgate histórico da nossa cultura. Nós precisamos saber de onde viemos e como chegamos até aqui. E ao investir no Circuito das Cavalhadas, o governo estadual valoriza nossas raízes e mostra nossas origens para as novas gerações que, com certeza, vão dar sequência à estas manifestações populares”, celebrou o vice-governador. Ele ressaltou, em seguida, que ao longo do último mandato do governador Ronaldo Caiado, foram investidos R$450 milhões na cultura goiana.
Anúncio
Da Casa Cultural, Daniel Vilela acompanhou a procissão até a igreja, num trajeto de 600 metros. Ao final da missa, fez o anúncio para os mais de 800 fiéis que lotavam o local: o governador Ronaldo Caiado autorizou a licitação das obras de restauração da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e da praça que circunda o templo católico. “A cidade vai ter um dos seus cartões-postais de volta”, disse ele.
“Nós tivemos uma grande ajuda do governo estadual para as Cavalhadas; foram recursos importantes que nos auxiliaram a fazer uma grande festa”, agradeceu o prefeito de Jaraguá em rápido discurso. Paulo Vitor também lembrou que em 1997, o então governador Maguito Vilela (1995-1998), pai do atual vice-governador, foi quem liberou recursos para a construção do telhado daquela paróquia, e quem também fez a doação do terreno onde hoje está sediado o Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira. “Fiquei emocionado com esta recordação”, devolveu Daniel.
Mouros versus cristãos
O Circuito das Cavalhadas 2023 ocorre em 13 municípios goianos, com investimentos da ordem de R$3 milhões do Tesouro Estadual. Teve início no dia 27 último, com as edições de Jaraguá, Posse e Santa Cruz de Goiás, e será encerrando em 15 de outubro. “Um projeto que deu tão certo que cidades que deixaram esta tradição de lado estão procurando o governo para retomar suas cavalhadas”, contou Daniel. Neste ano Luziânia entrou no circuito; e para 2024 já está previsto o ingresso de Silvânia e Niquelândia.
Daniel teve a companhia, ao longo de sua estadia em Jaraguá, do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Amaral Wilson; do deputado estadual Lineu Olímpio, ex-prefeito da cidade; do deputado federal José Nelto; e do diretor comercial da Saneago, Hugo Goldfeld.
Fotos: Jota Eurípedes