PF cumpre 21 mandados contra bolsonaristas nesta terça-feira (16)

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (16 de junho) 21 mandados de busca e apreensão em endereços de bolsonaristas. Os alvos da PF são dirigentes da sigla que o presidente Jair Bolsonaro tenta fundar, o Aliança pelo Brasil, um deputado federal, blogueiros e youtubers de direita. A PF cumpre mandados expedidos pelo STF no âmbito de um inquérito chefiado pelo ministro Alexandre de Moraes, que investiga a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos de promoverem manifestações de rua contra a democracia brasileira.
Os mandados ocorrem em cinco estados e no Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina. Provas obtidas neste inquérito podem ser adicionadas também noutro inquérito, o da fake news que também corre no STF.
Das 21 buscas, estão entre os alvos Luiz Felipe Belmonte e Sérgio Lima, respectivamente vice-presidente e marqueteiro do Aliança pelo Brasil. Blogueiros e youtubes de direita também estão entre os investigados: Emerson Teixeira, Fernando Lisboa e “Ravox”. O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) e o blogueiro Allan dos Santos, do site “Terça Livre”, confirmaram a operação em seus endereços. Allan já havia sido alvo de busca e apreensão.
De acordo com o Ministério Público Federal uma das linhas de apuração é que “os investigados teriam agido articuladamente com agentes públicos que detêm prerrogativa de foro no STF para financiar e promover atos que se enquadram em práticas tipificadas como crime pela Lei de Segurança Nacional”. Um dos agentes públicos investigados é justamente o deputado bolsonarista Daniel Silveira, que deve depor depor ainda hoje na Polícia Federal.