Rio Vermelho transborda após forte chuva e provoca alagamentos na Cidade de Goiás
Nível da água alcança a Ponte da Lapa e mobiliza bombeiros na região do centro histórico
O Rio Vermelho transbordou na manhã desta terça-feira (6) após uma forte chuva na Cidade de Goiás e causou alagamentos, incluindo a rua da prefeitura. Imagens gravadas pelo professor Glauco Gonçalves, da UFG) mostram que o nível da água chegou à altura da Ponte da Lapa, às margens da casa da poetisa Cora Coralina, além da forte correnteza.
Segundo o professor, a elevação do rio ocorreu devido ao acúmulo de chuvas nas últimas 24 horas, e não por uma precipitação intensa e repentina. “Houve um acúmulo gradual desde a noite passada. A população fica sempre em alerta e apreensiva”, relatou. Por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros interditou a ponte que dá acesso à Santa Casa, por risco de inundação da unidade hospitalar.
Dados divulgados pelo Cimehgo, apontam que a precipitação chegou a 115,6 milímetros em um trecho do rio, volume considerado elevado. A Santa Casa, que completou 200 anos em 2025, é uma das principais referências históricas e de saúde da cidade.
Por volta das 16h, o professor informou que a situação apresentava melhora e que a ponte de acesso à Santa Casa já havia sido liberada. Ele destacou que o risco de enchentes no centro histórico sempre gera preocupação entre os moradores e lembrou que a última grande cheia ocorreu no início dos anos 2000, durante o período de tombamento da cidade pela Unesco, episódio marcado pela queda da Cruz do Anhanguera, símbolo daquele momento.






