Servidores da Assembleia aplaudem trabalho na nova sede
Em entrevista à Agência de Notícias da Assembleia, Sandra Ferreira de Miranda, assessora parlamentar, no gabinete da deputada Lêda Borges (PSDB), e que trabalha na casa há sete anos, destaca que a impressão que fica nessa primeira semana de atividades é de que o trabalho parlamentar poderá ser mais bem desempenhado com as possibilidades que a nova instalação proporciona. “É certo que ainda estamos adequando a casa, organizando os espaços e arquivos, mas é inegável o quanto essa nova estrutura nos possibilita um melhor apoio ao trabalho do deputado”, pontua.
Como exemplo das melhorias inicialmente destacadas por Sandra Miranda, está a possibilidade de recepcionar melhor os visitantes da Alego para atendimento nos gabinetes. “Na chegada, as pessoas já contam com um amplo estacionamento, a localização também é de fácil acesso, temos mais espaço nos gabinetes, salas de reuniões, enfim, está tudo planejado para que possamos oferecer ao cidadão o atendimento que merecem. Estamos muito felizes com a funcionalidade que a nova sede nos dá”, destaca.
Tânia Emos, da Policia Legislativa e funcionária da Alego há oito anos, diz que, em sua função, a evolução é evidente, principalmente em relação à possibilidade de poder organizar e coordenar melhor os protocolos de segurança da Alego. “Aqui temos uma disposição melhor planejada dos espaços e, com isso, podemos igualmente atuar com mais organização. Estou muito feliz em estar presente neste novo ambiente de trabalho e percebo que os demais colegas compartilham da mesma opinião. O clima aqui é de contentamento.”
Para Jardel Henrique Coutinho, chefe da Secretaria de Cerimonial, ganho de espaço e privacidade para execução dos trabalhos são os destaques mais relevantes na sua área. “Nesses primeiros dias de trabalho no novo prédio posso afirmar que as impressões que ficam são as melhores possíveis. Sem desprezar o Palácio Alfredo Nasser, que fica para a história, afirmo com toda minha experiência na Casa que estou apaixonado pelo Palácio Maguito Vilela.”
Em relação à possibilidade de sediar eventos como audiências públicas, sessões solenes, posses, entre outros, Jardel Coutinho ressalta que a Casa se eleva a uma nova dimensão. “Um ponto principal e que tínhamos grande dificuldade na sede anterior era em relação a estacionamentos. Nossos convidados, que chegam à Assembleia Legislativa, demandam uma quantidade de vagas as quais não conseguíamos suprir no Palácio Alfredo Nasser. Nas novas instalações, além do acesso fácil, temos quase mil vagas planejadas para receber os visitantes.”
Responsável por um dos setores que mais interage com servidores de todas as áreas e espaços do Parlamento goiano, o chefe da seção de Suporte ao Usuário, Renis Rangel Cavalcante Faleiros, ressalta que em inúmeros aspectos é possível perceber o quanto a Assembleia Legislativa e a sociedade ganham com a nova sede. “Em termos de tecnologia hoje trabalhamos com um sistema pleno e atualizado, mas que sofria com algumas questões físicas inerentes ao antigo prédio. Já aqui toda instalação é nova e disposta de maneira padrão, o que facilita o nosso trabalho.”
Outro ponto levantado por Renis diz respeito ao contentamento percebido através do ânimo de cada funcionário da Casa. “Dentre outras atividades, nosso setor atende o usuário que quase sempre nos procura para que algum problema seja resolvido. Até nisso percebemos que, com o novo ambiente de trabalho, as pessoas estão mais leves, mais alegres, receptivas e com maior disposição. Então posso afirmar que o ganho, além de estrutural, é também no aspecto social e produtivo, pois apesar do alto volume de chamadas em decorrência das adaptações pelas quais todos estamos passando, o que encontramos pelos corredores são pessoas mais dispostas e orgulhosas de seu trabalho”, finaliza Renis.
Nova sede
O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa. O novo plenário, por exemplo, teve a galeria ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas. Entre os diferenciais dessa estrutura, que será entregue com o mais alto padrão de qualidade, está a sustentabilidade e a tecnologia. Tudo pensado para otimizar os processos de gestão e segurança da informação, aprimorar o atendimento à população e, ao mesmo tempo, reduzir custos e gerar economia.
A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.
Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.