CidadesPolítica

Vanderlan Cardoso é a favor de impeachment de Moraes

Senador ainda criticou concentração de poder e diz que Supremo não pode estar acima da Constituição brasileira

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) confirmou, por meio de nota, que continua defendendo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em resposta à reportagem do Portal Cerrado Notícias.

De acordo com o parlamentar, Moraes tem acumulado funções incompatíveis com o princípio da imparcialidade, atuando como investigador, denunciante e juiz em um mesmo processo. Para Vanderlan, isso representa uma clara violação ao devido processo legal e ameaça o equilíbrio entre os Poderes.

Ele também criticou a condução de inquéritos de ofício pelo STF que está tendo uma prática controversa e que gera questionamentos. Além de que para o senador, o ministro ultrapassa os limites do sistema acusatório brasileiro. O político ainda aponta que esse modelo de atuação concentra poder em demasia nas mãos de um único magistrado.

Vanderlan lembrou que apoiava o pedido de impeachment de Moraes desde 2024, por entender que o STF não pode se transformar em um superpoder acima da Constituição. Para ele, é urgente restabelecer a harmonia institucional e garantir o respeito ao Estado Democrático de Direito.

Ainda faltam três assinaturas para que o Senado chegue a maioria de 41 votos favoráveis à abertura do processo de impedimento do ministro Alexandre de Moraes. E para que a destituição realmente ocorra de fato são necessários os votos de 54 senadores.

(A estudante de jornalismo Letícia Marques é orientada pelo jornalista Thyago Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo