Vanderlan Cardoso é o único senador goiano que não se posicionou sobre aumento de cadeiras na Câmara
Os outros dois senadores por Goiás já declararam ser contra o projeto

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) é o único representante de Goiás no Senado que ainda não se manifestou publicamente sobre o projeto que propõe o aumento do número de deputados federais de 513 para 531.
A reportagem do Portal Cerrado entrou em contato com a assessoria do parlamentar para saber seu posicionamento, mas até o fechamento deste texto, ele não manifestou sua resposta.
Enquanto Vanderlan mantém o silêncio, os outros dois representantes goianos, o senador Jorge Kajuru (PSB) e o senador Wilder Morais (PL), já declararam voto contrário à proposta.
O projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 6 de maio e agora segue para análise do Senado Federal. A proposta se baseia no crescimento populacional dos estados, redistribuindo as vagas de forma proporcional, mas sem reduzir o número de representantes de nenhuma unidade da federação.
Com a nova configuração, nove estados terão mais cadeiras. Goiás passaria de 17 para 18 deputados federais. Os defensores alegam que a readequação é necessária para refletir a evolução demográfica do país, enquanto os opositores alertam para o aumento de despesas com salários, assessores, estrutura e custeio parlamentar.
(A estudante de jornalismo Renata Ferraz é orientada pelo jornalista Thaygo Humberto, editor do Portal Cerrado Notícias)