Opinião: parabéns aos que estão à frente. Opinião pública é assim, respeito à democracia
As eleições de 2020 estão, do ponto de vista do relógio, um tanto longe, vá lá; mas aquela máxima de que “a política não para nunca” também tem lá sua validade, logo as eleições, na verdade, estão logo aí, à nossa porta. Pois bem, em Senador Canedo a movimentação política está a todo vapor, articulações cá e acolá não param. Vereadores, lideranças e muitos, surpreendentemente, jovens (mulheres e homens) estão a discutir tudo sobre esta temática: a política. E isso é muito bom — que se diga.
A cada eleição percebe-se que algumas características são inoculadas devido, claro, às mudanças do dia a dia da política — ou dos políticos –, com isso cria-se uma lacuna e, atenção, é este espaço que novos políticos vão entrar, ou talvez velhos políticos possam se adaptar e conseguir adentrar a este vazio. Depende do time político de cada um. A notícia, vá lá, boa é que muitos jovens, pequenos comerciantes, mulheres e várias pessoas que nunca foram políticos estão buscando falar mais do assunto e serão, claro, candidatos e candidatas. Portanto, acho eu, isso é muito bom, salutar pro ambiente.
Esta recente pesquisa tão comentada pela mídia local e pelas lideranças políticas, encomendada pelo jornal O Parlamento, realizada em agosto, mostra o que já se percebia do clima da Câmara Municipal de Senador Canedo, por exemplo, no que tange à popularidade dalguns vereadores. Isto é, alguns ainda conseguem manter um reconhecimento pelo comportamento político, algumas propostas para o município e por agregar uma base por causa de suas defesas de determinadas bandeiras; mas há, sim, também alguns vereadores que estão jogados ao ostracismo político ante a opinião pública e de lideranças que entendem que estes esquecidos vereadores esqueceram daqueles.
O destaque da pesquisa que foi bom para alguns vereadores é que, ainda, estes parlamentares conseguem manter o reconhecimento de seus trabalhos e apresentá-los à sociedade, pois quando a população lembra de alguns políticos isso significa que esta sociedade entende que há alguma benfeitoria sendo realizada por eles. Mas cá entre nós, as pessoas não estão muito pacientes com políticos ultimamente, por isso eles precisam abrir os olhos para não perderem essa gordurinha positiva acumulada até agora.
A pesquisa mostra que os vereadores Betim, D’ Mel, Eliel José, Luiz da Saúde, Carpegiane Silvestre e Sérgio Bravo Júnior estão no paladar da opinião pública, isso é um sinal que eles tiveram uma estratégia que atendia às exigências do povo. E democracia é assim, as voz do povo é a de Deus — pra citar um provérbio conhecido. Se estes vereadores conseguirão manter essa vantagem é outra questão. E se os demais não lembrados na pesquisa vão voltar à jogada, à disputa, isso é outra questão que só o tempo dirá, este senhor das verdades dogmáticas.