SMT de Senador Canedo faz campanha para um trânsito mais seguro na cidade
Os agentes informarão e educarão a sociedade canedense sobre itens de segurança
A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Senador Canedo desenvolveu neste mês de fevereiro uma campanha em prol de conscientizar a população canedense para o uso do cinto de segurança nos veículos e com isso salvar vidas. A campanha da SMT, que faz parte da Secretaria de Segurança Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, visa alertar os motoristas da importância dos itens de segurança nos veículos, pois cada medida tomada a respeito pode evitar um problema grave em um possível acidente de trânsito. Além da preocupação com o cinto de segurança para os adultos, a SMT também informa que as crianças precisam usar o cinto e, a depender da idade, bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação.
À reportagem de O Canedense, um agente de trânsito explicou como os motoristas devem usar os assessórios de segurança nos veículos:
“Bem, como se sabe, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de um veículo, a Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, no seu artigo 65 fala desta obrigatoriedade. Infelizmente ainda há pessoas que não usam o cinto, que não entendem o quão é importante. Para termos ideia, números do Ministério da Saúde dizem que quatro a cada dez pessoas não usam o cinto de segurança, estas pessoas se sofrerem um acidente, sem dúvida, levarão a pior. Após o nascimento até completar um ano, a criança deve ser levada no interior do veículo pelo bebê conforto, instalado no sentido inverso dos bancos do carro para evitar balanços injustos ao bebê quando o carro arranca ou precise frear com mais rispidez. A criança que tem entre um e quatro anos de idade deve ser colocada na cadeirinha dentro do veículo, deve ser colocada no banco de trás e devidamente com uso de tiras próprias da cadeira e com cinto de segurança. Já a criança que tem entre quatro e sete anos deve usar o assento com elevação, ele dará uma altura suficiente para que possa ser usado o cinto de segurança. Por fim, a criança entre sete anos e meio e dez terá que usar apenas o cinto e no banco de trás do veículo. Todos esses itens são testados e criados para dar segurança, por isso as pessoas devem usá-los para que possam ter uma viagem tranquilas em seus veículos”.
A SMT de Senador Canedo pretende fazer um trabalho educacional, prática já adotada em outras oportunidades por seus agentes, e fazer com que a população siga à risca as normas de trânsito brasileira para, assim, não ter nenhuma dor de cabeça. A assessoria da prefeitura de Senador Canedo informou que o prefeito Divino Lemes participou pessoalmente dos trabalhos no desenvolvimento desta campanha e que ele fez um pedido especial para que toda a equipe da SMT não medisse esforços para esclarecer à sociedade canedense a relevância de usar os equipamentos de segurança no dia a dia.