Elas fazem cinema: ‘Torre das Donzelas’ abre mostra, hoje, às 19h
Doutora da Faculdade de História da UFG, Alcilene Cavalcante, uma trotskista na juventude, organiza a quarta edição com abordagem da violência contra as mulheres & protagonismo

Renato Dias
‘Torre da Donzelas’, filme de Suzana Lira, abre, hoje, nesta quinta-feira, 5 de setembro de 2019, 19h, no Cine Cultura, Praça Cívica, em Goiânia, a quarta edição de ‘Elas Fazem Cinema: mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres’. Sob a coordenação da doutora da Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás [UFG], Alcilene Cavalcante. Um projeto de extensão. Sem fins lucrativos. Para revelar o protagonismo das mulheres. Por trás e diante das câmeras. Assim como questões de gênero como temas em suas produções cinematográficas.
A unidade temática é ‘A Violência Contra as Mulheres’. Com o suporte institucional de Fernanda Fernandes, do Núcleo de Direitos Humanos, da Defensoria Pública do Estado de Goiás. A curadoria é oriunda de estudos de Gênero, Cinema e História. Tema: violência. Uma espécie de guia para o levantamento de filmes realizados por mulheres no Brasil – promovido, inicialmente, por Patrícia Guedes e com a colaboração da professora Ceiça Ferreira. Sob os critérios que marcam as curadorias do projeto (protagonismo, diversidade, regional e ética.
O GECI estabeleceu a programação da 4ª edição da ‘Elas fazem cinema’ para pautar o perverso fenômeno, cujos índices se acentuam, revelam que a violência atravessa a sociedade, em seus estratos [gênero, classe, raça-etnia, geracional, sexual, regional] e afeta ainda mais as mulheres, no atual cenário político-cultural brasileiro. Curtas e longas-metragens, entre ficções e documentários, de diretoras de Goiás e de múltiplas regiões do país, compõem a mostra, que prevê debates após as exibições com a presença de diretoras, atrizes e personagens.
Aparecem na relação: Maria Aparecida Skorupsky, professora da PUC [GO] e ex-prisioneira política; a professora Ceiça Ferreira, do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG; Eronilde Nascimento, liderança do movimento Mães de Maio do Cerrado de Goiás; Fabiana Fernandes, cineasta mato-grossense do sul; Fernanda Fernandes, do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, da Defensoria Pública de Goiás; Iara Prado, professora, ex-prisioneira política, personagem do filme “Torre das Donzelas”; Lívia de Paiva, cineasta cearense.
Pré-abertura
A pré-abertura da mostra ocorrerá, hoje, no auditório da Faculdade de Letras da UFG, às 14 h, com a exibição do filme “Kuña Porã – Matriarcas Kaiowa e Guarani”. Direção de Fabiana Fernandes e Daniela Jorge João. Logo após o filme, uma mesa de debate composta pelas diretoras, pela antropóloga Mônica Pechincha e com a participação especial do professor de História, Losandro Tedeschi [UFGD], coordenador da Cátedra Unesco em Gênero e Fronteira na UFGD. A mediação da professora Alcilene Cavalcante. A entrada é gratuita. Confira a programação completa em: https://web.facebook.com/elasfazemcinema/ ou [62] 98106-1711
Programação
5/09
Pré-abertura
14h – Cine UFG – Auditório da Faculdade de Letras da UFG – Campus II (Samambaia)
Kuña Porã – Matriarcas Kaiowa e Guarani (2018, documentário, 28’) – MS
Direção: Fabiana Fernandes e Daniela Jorge João
Classificação: Livre
Mesa redonda
Fabiana Fernandes (Kuña Porã), Losandro Tedeschi (UFGD), Mônica Pechincha (UFG), Mariane Neves (UFG/GECI).
Abertura
19h – Cine Cultura
Torre das Donzelas (2018, documentário, 97’) – RJ
Direção: Suzanna Lira
Classificação: 14 anos
Mesa redonda
Iara Prado (Torre das Donzelas), Aparecida Skorupsky (PUC-GO), Alcilene Cavalcante (UFG/GECI) e Virgínia Peçanha (UFG/GECI)
6/09
19h – Cine Cultura
À Tona (2018, documentário, 14’50”) – DF
Direção: Daniella Cronemberger
Classificação: 12 anos
A Bicicleta (2019, ficção, 12’05”) – GO
Direção: Milena Ribeiro
Classificação: s/id
Assim (2013, ficção, 13’) – AM
Direção: Keila Serruya
Classificação: s/id
Peripatético (2017, ficção, 15’) – SP
Direção: Jéssica Queiroz
Classificação: Livre
Mesa redonda:
Ceiça Ferreira (UEG), Dr.ª Fernanda Fernandes (NED – Defensoria Pública de Goiás), Larissa Fernandes (GECI/ Panaceia Filmes) e Milena Ribeiro (“A Bicicleta”)
7/09
15h – Cine Cultura
O Retorno de Vênus (2019, ficção, 16’53”) – GO
Direção: Vanessa Goveia
Classificação: 12 anos
Desvelo (2012, ficção, 15’) – BA
Direção: Clarissa Rebouças
Classificação: 16 anos
Kuña Porã – Matriarcas Kaiowa e Guarani (2018, documentário, 28’) – MS
Direção: Fabiana Fernandes e Daniela Jorge João
Classificação: Livre
Mesa Redonda:
Fabiana Fernandes/Daneila Jorge João (MS), Naira Rosana (IFG/ UFG/ GECI), Pollyanna Vaz (UEG) e Vanessa Goveia (GO)
19h – Cine Cultura
Tremor Iê (2019, ficção, 89 min) – CE
Direção: Elena Meirelles e Lívia de Paiva
Classificação indicativa: 14 anos
Mesa Redonda:
Lívia de Paiva e Polly Di (Tremor Lê), Eronilde Nascimento (Mães de Maio do Cerrado), Lara Marinho (UFG/GECI) e Patrícia Guedes da Silva (UFG/GECI)
Endereços
Cine Cultura
Centro Cultural Marieta Telles Machado
Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), n. 2, Setor Central, Goiânia-GO, CEP: 74003-010
https://cineculturagoias.wordpress.com/como-chegar/
Cine UFG – Auditório da Faculdade de Letras
Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia (Campus II), Av. Esperança, s/n – Chácaras Califórnia, Goiânia-GO, CEP: 74690-900
GECI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Cinema e Gênero (2019)
Alcilene Cavalcante de Oliveira (coordenadora)
Ana Luiza Ariza de Castro Carvalho Rocha
Ceiça Ferreira (professora-colaboradora)
Daryellen Ramos Arantes (professora-colaboradora)
Lara Marinho
Larissa Fernandes Santos
João Marcos Santiago Monteiro Barbosa
Mariane Oliveira Neves
Naira Rosana Dias da Silva
Patrícia Guedes da Silva
Virgínia Generoso Peçanha