Só existem Fernando e Eder de vereadores em Bonfinópilis?
Serei sintético neste texto para evitar interpretações atabalhoadas e inexistentes.
Pois bem, acompanhamos o trabalho político em Bonfinópolis e vemos uma cidade cheia de problemas, assim como em quase todo o país. Mas, que se diga, há uma equipe de bons profissionais na prefeitura e Câmara, com respostas rápidas e trabalhos em prol da sociedade. Vivemos dias difíceis, lamentavelmente. Contudo há problemas que podem ser resolvidos com um certo tempo ágil e com pitadas de vontade. É um médico atendendo mal, um buraco numa rua, uma luz queimada numa avenida, etc… e até problemas que não são da alçada do político, mas que todos podem fazer algo, toda a sociedade, por exemplo, uma ajuda social. E às vezes alguém faz.
Dito isto, vemos quase diariamente pessoas a pedir ajuda, a cobrar algo, a fazer seu dever de cidadão e cidadã e ir às redes sociais chamar a atenção da classe política para que reivindicações sejam atendidas. Os tempos são outros, hoje com um celular em mãos as pessoas podem cobrar tudo — numa velocidade impressionante –, até uma revolução pode ser feita, mas isso é outro assunto. Até porque, imagino eu, um político não quer que uma pessoa envie um requerimento ou vá ao gabinete de um vereador fazer algum pedido, né? Os tempos são outros, as redes sociais têm um poder descomunal, quem não entendeu isso, não entendeu nada.
Em suma: é por um grupo de Whatsapp, Facebook ou num vídeo no You Tube que as pessoas vão cobrar as coisas, inclusive dos políticos. Em Bonfinópolis isso também acontece, é nos grupos que as pessoas cobram. E o que vemos? Apenas dois vereadores da cidade com mais frequência respondendo às pessoas, correndo pra resolver os problemas, indo atrás da solução. A pergunta que me fez escrever este texto: por que os outros vereadores não fazem o mesmo? “Ah, Thyago, mas é que os outros vereadores não ficam muito em redes sociais, eles fazem mais pessoalmente”. Será? De toda sorte, estes outros vereadores ainda não entenderam a dinâmica da vida contemporânea, as pessoas querem respostas rápidas numa sociedade cada vez mais lacônica, é praticidade, agilidade, é aproveitar as tecnologias. A não ser que ainda alguns vereadores vivam nas cavernas.
Encerro: enquanto os demais vereadores não saem do século passado, a gente aproveita para parabenizar o trabalho de Fernando Cardoso, com seu jeito “doidão” de ser, mas que funciona e ajuda a população e também de Eder Fernandes, com sua idiossincrasia mais reservada, tímida, mas que também está sempre atento ao anseio do povo, claro, nas redes sociais. O mundo evoluiu, mas esqueceram de avisar a alguns vereadores que ficaram parado no tempo.
Ah, pra encerrar de verdade, oxalá os demais vereadores não entendam a crítica como algo nocivo, na verdade é o contrário, a saber: uma crítica construtiva.